top of page

Bembem Casado

Tudo começou assim...

    Em Cuiabá, existe uma festa muito conhecida, a Festa de São Benedito, Santo padroeiro da cidade e dos cozinheiros. A família de Cecília era muito envolvida com esta festa, ao ponto de sua avó, Dona Bembem, abrir as portas de sua própria casa para que as mulheres pudessem prepará-la.


    Cecília, desde pequena, adorava passar os dias que antecediam as comemorações ajudando e aprendendo a preparar, o famoso “Chá com Bolo”, receitas que fazem sucesso até hoje, e foram passadas de geração para geração.

    Na Casa, montava-se uma estrutura de cozinha com forno à lenha, forno à gás, fogões, panelas, tachos e tantos outros utensílios emprestados ou doados pela população, que, generosamente, se reunia para festejar o Santo.

    A casa de Bembem ficou tão famosa na região que anos depois, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, é sede dos projetos sociais do Instituto Ciranda.

    Inspirada pelas memórias afetivas e momentos em família, a cuiabana cultivou o seu dom para a cozinha. Anos depois começou a fazer doces para eventos sociais, até que surgiram as suas primeiras encomendas.

    Já consolidada no mercado de doces finos em Brasília, em especial pelo elogiado Bem Casado, Cecília Falcão, retorna às suas origens para homenagear a Vovó Bembem. 
Pensado para o consumo no dia a dia, o Bembem Casado é uma releitura de sua receita mais famosa - o bem casado - eternizado na casa que se fez lar.

    “Vovó Bembem sempre será uma grande inspiração para mim. Sua generosidade, preocupação com os outros e seu jeito acolhedor eram admirados por todos que a conheciam.”

bottom of page